pexels photo 4617316

Pastoral Familiar

Com o objetivo de promover, defender e cuidar da vida desde a concepção até o seu fim natural, a Pastoral Familiar vem desenvolvendo capacitações e lançou um subsídio sobre o Serviço à Vida. A iniciativa é uma articulação, de forma transversal, entre os três setores da Pastoral para conscientizar os integrantes sobre os dilemas atuais no Brasil e no mundo ligados ao tema.

Anteriormente, era realizado o trabalho de promoção e defesa da vida. A partir de agora, essa atuação consistirá numa ação contínua e permanente que também vai considerar o “cuidado” com a vida.

A ideia do serviço à vida parte da exortação apostólica Familiaris Consortio, do Papa João Paulo II. O documento propõe quatro deveres essenciais para fortalecer o sentido da família na vida cristã: a formação de uma comunidade de pessoas; o serviço à vida; a participação no desenvolvimento da sociedade; e a participação na vida e na missão da Igreja.

“Desses quatro deveres, destacamos neste projeto, o SERVIÇO À VIDA, como fundamento para organizarmos nossa Pastoral Familiar em nível Nacional com ações concretas para a promoção, defesa e cuidado da vida dentro do agir pastoral, em coerência com os documentos da Igreja: ‘Assim a tarefa fundamental da família é o serviço à vida’ (FC n.28)”, destaca o subsídio proposto pela Comissão Nacional.

Genética, educação para a sexualidade, aborto, eutanásia, doenças terminais e políticas públicas são alguns dos temas que poderão ser propostos para a realização de atividades.

Atualmente, são encontrados diversos exemplos de serviço à vida, como as casas pró-vida, casas de acolhida, observatórios de Bioética, associações, comissões diocesanas de defesa da vida entre outras atividades. A expressão SERVIÇO À VIDA, dessa forma, contempla e abraça a todas essas iniciativas, pois trata-se de um serviço permanente e integral que perpassa todas as ações da Pastoral Familiar.

Para articular o serviço, a Pastoral Familiar conta com casais cooperadores escolhidos para esta missão. “Este casal será responsável em motivar, organizar e participar de atividades pastorais que vão promover, defender e cuidar dos temas relacionados os dilemas da vida propostas pela Comissão Vida e Família da CNBB”, aponta Dom Ricardo Hoepers, presidente da Comissão.

Fonte: http://vidaefamilia.org.br/servico-a-vida-integra-todas-as-areas-da-pastoral-familiar/