Pastoral do Dizimo

Pastoral do Dízimo

“A Pastoral do Dízimo é a ação eclesial que tem por finalidade motivar, planejar, organizar e executar iniciativas para a implantação e o funcionamento do dízimo, e acompanhar os membros da comunidade no que diz respeito à sua colaboração, em sintonia com a Pastoral de Conjunto na Igreja particular.” (Doc. 106, 36)

Dízimo, antes de sair das mãos, sai do coração!

Formas de entregar o dízimo

Envelope

Retire seu envelope nas estantes de sua comunidade.

Talão

Retire na secretaria paroquial ou com a equipe de acolhida da comunidade.

DOC/TED

BRADESCO
AG:
3367
C/C:
6.455-6
MDJ Par. Jesus de Nazaré

pix banco central logo

CNPJ

50.982.214/0036-09

Para as opções de DOC/TED ou PIX, após a transação, pedimos que seja feito o envio do comprovante via WhatsApp.

Dizimo não é

• Pagamento, porque não se compra a graça de Deus nem as coisas sagradas;
  • Obrigação, porque nenhum fiel é obrigado ou coagido por medo a devolver o dízimo, porque o dízimo é um ato de doação livre;
  • Contribuição, porque ninguém precisa ser cobrado a pagar o dízimo, é uma questão de consciência de cada um;
  • Esmola, porque Deus não é mendigo nem precisa de nada. Dar o dízimo é um ato de amor e gratidão a Deus por tudo que nos concede;
  • Resto, porque nosso dízimo não pode ser o que sobrar do que ganho. Deve ser o primeiro fruto – primícia – do nosso trabalho.
  • Barganha ou investimento financeiro, porque o dízimo não pode ser doado com a intenção de ganhar mais depois em troca do que deu.

Dizimo é

• Ato de verdadeiro amor e de agradecimento a Deus e ao próximo;
  • Ato de liberdade, de alegria e de gratidão;
  • É o primeiro fruto do trabalho justo e abençoado de cada cristão;
  • É um compromisso de fidelidade e perseverança com Deus e com minha comunidade, onde participo e alimento minha vida espiritual e sacramental;
  • É uma prova de confiança na providência divina e fruto do meus desapego material e egoísta, que tem consciência de que o dízimo, antes de sair das mãos e do bolso, sai do coração;
  • É missão; é partilha de dons; é caridade em prol das necessidades da comunidade;
  • É o quinto mandamento da Igreja: “Ajudar a Igreja em suas necessidades!

Conscientização sobre o dízimo

Se não sou dizimista, sou alguém egoísta que só sabe receber sem nada a oferecer.
Quem não oferta seu dízimo, é credor de seu egoísmo e de sua avareza e, devedor de Deus e de sua comunidade.

Dízimo é diferente de coleta nas missas e celebrações; dízimo é um compromisso de todos os meses. Não importa o valor que cada um doa, o importante é o compromisso de fidelidade e perseverança de todos os meses. Já a oferta da coleta, dôo quando tenho e posso em cada missa ou celebração que eu participar. Dízimo é compromisso de todo mês com Deus e com nossa comunidade local.

Nenhum trabalho ou doação para a Igreja substitui o dízimo. Todos nós, independentemente do que faz na Igreja, até mesmo o padre deve ser dizimista.

O Dízimo não é mero dinheiro ou materialismo, é a doação amorosa do fruto do seu trabalho.

O sentido do dízimo é a entrega a Deus do seu próprio dom. O que importa é sua consciência diante de Deus e o que você pode doar de coração sincero.

Façamos a experiência de confiar mais na providência de Deus com a entrega de nosso dízimo de cada mês, e menos no dinheiro que temos ou ganhamos. Quem confia em Deus, Sua providência não faltará.

10 razões para ser dizimista em sua comunidade

1

Sou Dizimista porque reconheço os dons de Deus em minha vida. (2Cor 9,7)

2

Porque manifesto minha gratidão a Deus por tudo! (1Cor 4,7)

3

Porque procuro retribuir ao meu próximo. (Lc 17,16)

4

Porque creio no que Deus diz através da Escritura. (Ml 3,10; Lc 21,1-4)

5

Porque sou filho de Deus, n’Ele confio e espero. (Mt 6,25-31)

6

Porque deixo de ser egoísta, à medida que partilho com os outros. (Lc 12,16-21; 1Pd 4,8)

7

Porque creio na vida comunitária fraterna, onde Deus está. (Mt 18,20)

8

Porque levo a sério a Palavra de Deus, que é Pai das misericórdias. (Mt 25,40)

9

Porque Jesus tranqüiliza-me, dando-me a certeza de que é meu grande amigo. (Jo 14,1-5; Mt 25,34)

10

Porque desejo ver o Evangelho pregado com eficácia, a Comunidade crescendo e Deus sendo glorificado! (Mt 28,19-20; Mc 16,15)

Oração do Dizimista

Senhor, fazei que eu seja um dizimista consciente e fiel. Que o meu dízimo seja gesto de agradecimento, de amor e de reconhecimento de Vossa Bondade. Que meu DÍZIMO doado à minha comunidade seja de vosso agrado. Senhor, agradeço pelo meu trabalho, do qual tiro o sustento de cada dia. Que eu seja perseverante no meu DÍZIMO, porque sei que Vossa Providência nunca me faltará. Ajudai-me a ofertar o meu DÍZIMO com liberdade, justiça, alegria, gratidão e amor. Senhor, tirai todo egoísmo e avareza do meu coração. Recebei o meu DÍZIMO, fruto justo e abençoado do meu trabalho, que Vos ofereço. Que meu dízimo, antes de sair das minhas mãos, saia do meu coração. Amém

QUERO SER FIEL NO MEU DÍZIMO DE CADA MÊS. DOAR O DÍZIMO É ATO DE AMOR E DE CONFIANÇA NA PROVIDÊNCIA DIVINA.